quinta-feira, janeiro 22, 2009

PIMENTAS


A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e antiinflamatório. A pimenta possui também propriedades anticancerígenas. [texto: Dr. Alexandre Feldman]

Além da coloração intensa e dos sabores picantes, associados aos caprichos e à sedução, a pimenta historicamente tem sido considerada como um suposto afrodisíaco. Já no século XVI era proibida aos jovens sob a suspeita de estimular a sensualidade. Mas tudo isso surpreendentemente pode ter fundamentos razoáveis, uma vez que a Capsaicina, ao provocar o aumento dos níveis de endorfina, faz com que o sistema nervoso central responda com uma agradável sensação de prazer e bem estar, além de elevar a temperatura corporal e ruborizar a face, condições propícias ao afloramento espontâneo da sensualidade.

A Capsaicina:
Encontrada nas nervuras do fruto das pimentas vermelhas. Age provocando uma surpreendente aceleração do metabolismo no local, dilatando os vasos capilares e aumentando o fluxo sanguíneo, o que propicia um substancial aumento do fluxo de nutrientes e de oxigênio à área atingida e, além disso, estimula as ramificações nervosas, elevando a capacidade dos sistemas imunológico e antiinflamatório e melhorando a capacidade de cicatrização e a ação bacteriológica.

3 comentários:

Renato Vargas Simoes disse...

Picante! Pois e'... eu comprei essa semana um punhado de Habaneras frescas. Habanera e considerada a pimenta mais ardida do mundo. Corto a juliene e adiciono a qualquer prato salgado. Nao e mole. A danada arde de fazer voce tussir. Eu, como um pimentologo apaixonado, nao abro mao e deixo ela arder do jeito que ela gosta...

ZkL´ disse...

fui na feira de itapoan e comprei 4 mói de pimenta: malaguetinha, de cheiro, uma verdinha redondinha q esqueci o nome, e uma roxa maiorzinha q tbm nao me lembro. coloquei num vidro com dentes de alho, aniz estrelado e enchi de azeite. é pra espantar mal-olhado.

Roberto M. I. Simões disse...

É, estou começando a me apaixonar por elas!
Um paixão após a outra... Se não fosse assim, a vida perderia a graça, não é? E a única paixão seria as drogas! hehehe