quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A ETERNIDADE


Muitos vivem em busca da eternidade. Inventaram a mumificação, para preservar o corpo; os cânticos, para manter viva a memória aos grandes guerreiros; o Santo Graal, que representa o “cálice da vida eterna”, dentre muitos outros mitos referentes à eternidade. Mas, porque a buscamos? A vida é um ciclo de ascensão e queda. Um ciclo de nascimento, crescimento, envelhecimento e morte. Não necessariamente nesta ordem. Será que buscamos a eternidade por arrogância? Talvez. Por ostentação, vaidade? Realmente alguns se acham bons o suficiente para viver eternamente. Vários nomes transcendem séculos e séculos de história. Reis, vilões, artistas, cientistas, filósofos. Muitos nomes serão lembrados pela eternidade. Mas estes não buscaram-na, com certeza! Eram superiores, independentemente de como. Tinham poder, coragem, inteligência, engenhosidade, cada qual com suas qualidades. Mas não é desta “eternização” que discuto. O interessante é a busca dos simples mortais. Pessoas iguais a eu e você. E a busca dos religiosos. Alguns desejam viver eternamente pois tem uma vida maravilhosa, prazerosa. Porém, só deseja isto quem não vive plenamente. Para que a vida eterna, se estão satisfeitos? Sessenta, setenta, oitenta anos não é o bastante? A busca é o reflexo da vida medíocre que levam. Só deseja a eternidade quem está morto a tempos. Para que serve a eternidade? Os religiosos buscam a vida eterna para sentarem-se junto ao Pai e desfrutar de sua onipotência e onisciência. Eu busco a vida plena. Busco viver todos os dias como se fossem os últimos. Sem demagogia. Busco bons princípios, bons relacionamentos e bons sentimentos. Já fui depressivo, incrédulo, desventurado. Mas a vida é um aprendizado. Hoje estou intrépido, sereno e felicíssimo. Inebriado de vida. Como dizia o poeta, que seja eterno enquanto dure! Não tenho medo da morte. Sou um ser iluminado. Não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que sou!

Um comentário:

Renato Vargas Simoes disse...

Como essas coisas sao dificeis de entender, nao? Eternidade? Nao faco a menor ideia do que seja isso. Como o infinito. Voce sabe que existe mas nao chega perto. E como a propria vida com sua razao ou nao. Sao lugares em que o pensamento so vai se nao tiver um lugar melhor pra ir. Eu sei que nao sei mas nao sei o que nao sei. E como saber? Nem o infinito e nem a eternidade tem a resposta. Entao, viva a minha infinita ignorancia que, alem de tudo, e eterna!