segunda-feira, fevereiro 11, 2008

PSEUDOINTELECTUAIS


Se sentem os maiorais, apesar de serem a minoria. Lêem Nietzsche e Guimarães Rosa, mesmo que não os entendam. Ouvem Villa Lobos e o dodecafônico Schönberg, mas invejam o gingado e a malandragem dos sambistas da Lapa. Gostam de obras de arte e filmes de vanguarda. Telas de Monet, Picasso e Dali; esculturas de Michelangelo a Aleijadinho e filmes de Godard e Bergman. São cults. Os novos pseudointelectuais usam óculos de armação grossa, não penteiam o cabelo e usam sandália. Não são humildes, mas as usam. São rotulados, mas gostam de rotular tudo e todos. Gostam de discutir sobre política e filosofia, mas não tem religião. Afinal, ter religião é vender a alma ao diabo. Diabos como Edir Macedo. Mesmo assim, estranhamente acreditavam no ideal socialista do PT, apesar do catolicismo presente na Teologia da Libertação. Sociedade Igualitária? Hoje acreditam no potencial de Cristovam Buarque e Heloísa Helena para mudar o Brasil e elevá-lo ao status de potência mundial e exemplo de cidadania. Educação, saúde, segurança... Doce ilusão! O que temos são bolsas: Bolsa Escola, Bolsa INSS e Bolsa Bala Perdida. Abram os olhos, bando de pseudointelectuais! Esta é a nova elite intelectual do país: os pseudointelectuais. Acham que sabem tudo, que são os donos da verdade. Encontram resposta para todas as perguntas. Sem falar na retórica de orador de butiquim. Mas a verdade é que não é certo quem fala correto e não vive o que diz. Sempre foi assim e sempre será. Prefiro ser eu mesmo a fingir ser alguém que não sou. Afinal, não tenho desvio de personalidade. Que coisa mais homossexual! Será que sou gênio? Só sei que meu gênio não anda muito bom ultimamente. Será que sou intelectual? Ah, ser intelectual é um porre, meu! Vai te catar!

2 comentários:

Renato Vargas Simoes disse...

Isso mesmo Billy! Prega a boca! Nao iniba o seu espirito critico. Mande esses pseudos intelectuais pro lugar aonde eles devem ficar e com a boca fechada. Como e dificil aguentar essa turma, nao? Eita po!

ZkL´ disse...

pseudo-fidalgos, pseudo-nihilistas, pseudo-headbangers, pseudo-punks, pseudo-playboys, pseudo-sindicalistas, pseudo-religiosos, pseudo-sadomasoquistas, pseudo-de-tudo-qto-é-tipo... falta de autenticidade é flórida né maninho ? mas dexoscara po, eheheeh