sexta-feira, maio 09, 2008

DONA CARMINHA


Inauguraram nesta semana uma loja nova na Rua Seis, esquina com a José Bonifácio. Dizem que não é drogaria, nem farmácia homeopática, nem fitoterápica e nem de florais. Na verdade, é tudo meio que misturado, com coisas que não se sabe ao certo “donde” vem, “tá” me entendendo? Logicamente, fui lá conferir “qualé quié” a novidade. A loja misteriosa era bem cheirosa e muito harmoniosa. Um brinco! Me lembrou dos anos trinta, mesmo que eu nunca tivesse passado por lá. Balcões e prateleiras de imbuia, muito bem vistosos, tudo muito limpo. Antes mesmo de terminar a breve passada de olhos pela loja, Dona Carminha veio me atender. Pois não, o que o senhor deseja?, disse a doce voz da atendente. Vim conhecer a loja. O que é que vocês vendem? Para a minha surpresa, Dona Carminha sorriu. O que você procura?, ela perguntou. Estão dizendo que vocês tem remédios que fazem milagres! Novamente um sorriso, agora sarcástico. Tenho remédio que trata prisão de ventre, reumatismo, calvície, trombose, hipertensão, frieira, diabetes, lombriga, escorbuto, impotência, lepra e até mesmo remédio que previne câncer e cura AIDS. Qual o seu problema? Os remédios vinham em frascos, todos manipulados. Nada de cartel dos grandes laboratórios. Mas eu não tenho nenhum problema de saúde, graças a Deus! Eu tinha entrado só por curiosidade mesmo, para conhecer o local. Já sei o que você procura!, disse Carminha. Tenho umas doses boas aqui! Doses de alegria, esperança, paz de espírito, compaixão, ânimo, coragem, respeito, ambição, e algumas coisas interessantes, como dose contra ódio, inveja, ciúme, ganância, mau olhado, vingança, nervosismo, encosto... Sem contra-indicações! Na hora não acreditei no que ouvia. Fiquei pasmo! Muito obrigado, mas hoje não. Você tem ervas para chá e incensos? Finalmente encontrei algo que prestasse. Comprei vários bons produtos. Mas aquelas doses ficaram na minha cabeça. Será que era picaretagem? Nunca gostei de auto-ajuda nem de fenômenos malignos e funestos. Mesmo assim, dias depois voltei à loja. Você tem dose de bom senso? Dona Carminha foi ao fundo da loja e demorou a voltar. Esta dose é extremamente cara, rara, difícil de manipular e indicar. Não trabalhamos com ela. Óbvio, pensei. E dose de justiça?, provoquei. Vixi, piorou! Daqui a pouco você vem atrás de doses de igualdade social, educação, saúde, felicidade, riqueza, sucesso... Boas doses de mulheres maravilhosas e um "super QI"... Se eu tivesse ficava rica! E não era mentira. Eu tenho somente doses paliativas, terapêuticas. Para mim, placebo! Não duvido do poder de plantas medicinais, mas tem cada coisa! Dose contra encosto, inveja, mau olhado? Mas é que minha indignação é grande, Dona Carminha. Esse país não tem mais jeito. Cansei de corrupção, violência, fome, desemprego, miséria... Dona Carminha parou, pensou bem, e me disse: tenho uma dose forte de conformismo. No inicio dá algumas reações adversas, mas deve cair bem! Não hesitei. Obrigado, não sou desses, não desisto fácil! Dona Carminha pensou, pensou... Consultou novamente alguém lá atrás da loja e voltou meio envergonhada. Desculpe te oferecer assim desse jeito, mas eu tenho uma dose de ignorância, você quer? Tenho dose de memória curta também, mas ignorância é “tiro e queda”! Memória curta tem posologia diferente para cada pessoa e a validade é curta, a perturbação sempre volta. Com a dose de ignorância, você vive mais feliz e não se aborrece com os problemas políticos, sociais... Tenho também várias doses de conselho furado, como este. Te interessa? É bem barato. Fiquei sem resposta. Obrigado, acho que nisso você não pode me ajudar... Não tem como fazer milagres! Bom, então quero mais chá de menta e de hibisco com aniz estrelado, por favor. Achei-os uma delícia...

3 comentários:

Renato Vargas Simoes disse...

SUPER BILLY!!!!! PARABENS ! ESSA CRONICA ESTA MUITO BOA! FOI UMA DELICIA LER. PARABENS DE NOVO! SUPER MESMO! SUPER VALEU!

PAULO MAC INTYER disse...

PÔ FIOTE ficou um arraso.

Voce me entope de orgulho.

És um filho q todo pai gostaria de ter.

O texto é de uma profundidade enorme.

Deveria encaminha-lo a um grande jornal.

BIG ABRAÇO !!!

Ps . mais q filho , vc nao nega q é neto de peixe e dos grandes !!!

Unknown disse...

nossa, amei esse texto!
você devia ser cronista! está no caminho certo..
quem me dera cruzar com uma dessas lojas, apenas para ver se a agonia que me consome desaparece. mas no fim das contas, acho que é melhor assim. somente o "inconformismo" muda as coisas.

beijos