sexta-feira, maio 02, 2008

Séc. XXI: Um novo século ou a continuidade deste?

encontrei esse texto um dia desses... fiz na escola, numa aula d redação, e minha mãe tinha guardado...

Todo o mundo está voltado para o novo século que está chegando. Esperanças tomam a mente de várias pessoas, como a cura de várias doenças, a descoberta de utensílios que nem tentamos imaginar. Mas por outro lado, a mudança de século não passa de uma mudança de data, o tempo continua a passar normalmente, e tudo continua o mesmo. É apenas uma mudança inventada pelo homem, que não influencia em nada. A natureza, por exemplo, não nota esta mudança.
O homem datou o tempo para se ter idéia de quando aconteceram os fatos no passado, para se ter uma idéia cronológica. Cada povo adota um marco em sua história como o início dos tempos. Mas este novo século entrou na cabeça das pessoas como se fosse a resolução de todos os problemas, motivo para se pensar no que virá, e até mesmo, de se preocupar consigo próprio. É mais uma vez a política dos romanos, deste mesmo passado. A política do pão e circo. Você se esquece dos seus problemas diários e de seu estresse e comemora com todos o começo de uma “nova era”.
O único fator positivo desta relevante invenção humana é a esperança de que novos dias virão, sem guerras, ganância, poluição, corrupção. Um tempo que todos esperam ansiosos, mas que ainda não faz parte da nossa história cronológica. Nem do presente, nem do passado. No futuro, quem sabe. Só nos resta saber se estaremos vivos ainda para sentir tamanha emoção de ver pessoas vivendo igualmente, não importando raça, nacionalidade, sexo, profissão...
Infelizmente somos arrogantes e pensamos apenas no que nos será útil. Cura da AIDS, do câncer, de doenças cardiovasculares, diabetes... A maioria dos escrupulosos que habitam este planeta não estão preocupados para achar uma saída para a destruição da camada de ozônio, a destruição de imensas florestas, a utilização do trabalho escravo e da exploração do menor, a intensa poluição nos grandes centros urbanos, o lixo tóxico, as guerras, a fome, a miséria, os preconceitos, a falta de hospitais, de educação, de direitos, fatos que atingem não só o terceiro mundo.
Estas, dentre outras, deveriam ser as grandes mudanças, para se ter um mundo melhor, se ter paz interior e não se pensar em coisas fúteis, como um simples e insignificante festejo de mudança de século. Comemoração? Não temos o que comemorar, temos na verdade que se mobilizar para fazer algo de importante no mundo. Você já fez algo de bom para um desconhecido? Comece hoje a fazer. A respeitar as pessoas, os idosos. O futuro depende dessa juventude que está crescendo, e a sua má formação comprometerá o sistema. Seja você mesmo, mas seja mais consciente.
Devemos pensar em coisas importantes como a reconstituição da destruição que causamos ao planeta. Temos que Ter bom censo para pensar no que irá ser realmente importante para a humanidade, pois nem tudo está perdido, e ainda existem caminhos. Existe uma grande inversão de valores, e isso é muito preocupante para o futuro de nossa sociedade.

Roberto Mac-Intyer Simões, aos seus 16 anos de idade
10/4/1999

Um comentário:

Unknown disse...

poxa! tu já era foda com 16 anos!
haiuahiuahuiahui
eu tenho uns textos meus antigos, mas sempre que leio me sinto rídicula. coisa de jornalista

beijos